Hoje vou falar um pouco de microdermal, por que todo mundo que vê a vitrine de piercing, olha pro microdermal e falam: ah, esse é para nariz né?
NÃO, NÃO É PARA NARIZ, É MICRODERMAL!!
An? Micro o que?
Enfim, falar um pouco sobre o microdermal ( ou microdermal anchor, como é conhecido lá fora ), para algumas pessoas do meio e para profissionais da área, esse nome não é nada estranho, mas…não faço esse blog voltado exclusivamente para profissionais, e sim, para o publico em geral.
Microdermal seria vulgarmente chamado de piercing de um ponto só (feio esse nome), mas seria o mais fácil pra ter noção, enquanto os piercing entram e saem da pele, enquanto têm dois pontos (uma entrada e uma saída) o microdermal tem apenas um ponto, uma entrada.
Antes esse efeito de um ponto, só era possível com o transdermal, mas era um processo cirúrgico, e uma boa parte com o se passar dos anos, rejeitavam e eram bem complicados de se tirarem, o processo era bem brutal, incluindo suturas.Depois tentaram outros métodos e outros tipos de jóias, mas nenhuma deram muito certo por conta do desing e para aplicação da joias, até que chegaram ao microdermal.
São bem populares fora do Brasil, aqui, infelizmente não acho que fazemos tantos em relação a outros países, acho que primeiro, pelo preço: um piercing em media custa R$50.00, um microdermal, em media R$100, mas acho que o que assusta mais, seria o desconhecido, por não terem noção ainda de como seja uma aplicação.
Enquanto o piercing se faz apenas com uso de agulhas ( americanas ou cateter) , o micro se pode fazer com: bisturi, agulhas e com punchs ( esse o mais feito e o mais recomendado), grande parte de pessoas da Europa e estados unidos fazem com punch, no Brasil se faz das 03 formas, por que aqui, é um pouco difícil se achar punch, sem contar o preço elevado de um punch, levando muitos profissionais do Brasil a recorrer outras técnicas.A cicatrização demora em media de 03 meses, enquanto um piercing comum demora 06 meses e até mais tempo dependendo da área perfurada, por que desde a entrada até a saída da agulha vai destruindo tecido, estão são meses até essa área se regenerar, e isso se no período de cicatrização você cuidar bem do seu piercing e respeitar os cuidados.
O microdermal pode ser feito praticamente em qualquer parte do corpo, eu particularmente não faço nada em áreas de dedos e áreas de articulações, embora já tenha visto bastantes profissionais trabalhando nessa área.
Uma jóia de microdermal é dividida em duas partes: a ancora, a base que fica em baixoda pele, ela tem em media três furos, por onde se fixa o tecido e garante a estabilidade no local, e a segunda parte, fica visível, seria como um pequeno parafuso, aonde vai a jóia escolhida, o bom que o cliente pode desparafusar e sempre trocar de jóias, sempre podendo inovar nos modelos.
A base existe em aço cirúrgico e titânio, o titânio é muito mais leve do que o aço e é um material mais puro, estão com toda certeza, isso ajuda e muito contra uma possível rejeição no futuro.
Falando em rejeição, o microdermal é uma ótima solução para quem curte surfaces e piercing em locais poucos convencionais, pelo baixo nível de rejeição, as poucas rejeições que vi, acredito que seja pelo mau cuidado do cliente e pela jóia ser em aço cirúrgico, fazendo dois pontos de microdermal paralelo, se da impressão de um surface, fica o mesmo visual, só que para o corpo, não seria a mesma agressão e o mesmo tempo de cicatrização.
Li recentemente umas matérias gringas sobre rejeição, eles lá fora dizem que a taxa de rejeição seria de apenas 02 por cento, mas temos que levar em conta que eles trabalham muito com titânio, esão seria outra realidade, pois ainda no Brasil quase todo mundo trabalha com aço, pela dificuldade de se achar microdermal em titânio.
O processo é bem simples e bem rápido, claro, se você escolher um profissional comexperiência nessa área, lembrando que o microdermal ainda é muito recente no Brasil, então, tente sempre ver trabalhos já feitos pelo profissional escolhido, que comprove sua experiência
Ah, e sobre a pergunta que todos fazem: vai doer???
Feito por um profissional com experiência no assunto, seu microdermal vai ser feito em segundos, não tendo tempo de causar incomodo e dor no local.
Outra coisa: boa parte dos materiais que hoje existem no Brasil é de origens chinesas: aços de qualidade inferior por isso são tão baratos, cuidado ao comprar microdermal, dê preferência a microdermais de titânio.
Um dos pontos negativos para o publico, que caso queira tirar seu microdermal, apenas com uma pessoa especializada nisso para removê-lo com segurança, não é como um piercing comum, que apenas tira as bolinhas e já era, é um pouco mais complicado esse processo, por que como já expliquei: a parte de baixo fica ancorada na sua pele, mas para um profissional treinado este é realmente um procedimento muito rápido e fácil.